Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

Regras do Jogo

O assunto desta semana é Brinquedos e Brincadeiras, vamos começar com os tipos de brinquedos indicados para cada idade, vou trabalhar, por enquanto, até os 6 anos

Neste vídeo abaixo a psicóloga da idade evolutiva, Dr. Emanuela Lacchia fala sobre os brinquedos indicados para crianças de 0 a 2 anos, e aponta pra que servem tais brinquedos:



Perceba que nesta fase as crianças se encontram no período sensório-motor (0 a 2 anos), quando as crianças desenvolvem a fala e começam a explorar o ambiente com a visão e a percepção, assim os brinquedos aqui ajudam a estimular algumas inteligências como a linguística, visual e a musical.

A ABRINQ disponibiliza em seu portal o Guia dos Brinquedos e do Brincar, este é um trecho retirado, do guia, que indica os brinquedos para crianças de 3 a 6 anos de idade:

Pré-escolares de 3 a 6 anos
Fantasias e equipamentos que ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa; entre eles lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone. Cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, postos de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca com móveis, também são atração. No mundo particular da criança um brinquedo favorito lhe dá a sensação de segurança e companhia. Uma boneca ou um ursinho de pelúcia ajudaram muitas crianças a superar momentos difíceis de sua vida infantil. Às vezes as crianças expressam suas confidências a um brinquedo e compartilham com ele emoções que guardariam em segredo. Os meios de transporte são fascinantes para as crianças.
Caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores divertem esta idade e as posteriores. Os brinquedos ao ar livre como equipamentos para ginástica, veículos com rodas e a primeira bicicleta com rodinhas de apoio, são apropriados a esta etapa. A capacidade de visualização e treinamento da memória, necessária para desenvolver a inteligência, pode ser exercitada por meio de jogos que exigem o uso da imaginação ou o cálculo mental, tais como os jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro e os jogos de palavras e de memória criados especialmente para esta faixa etária. Outros brinquedos prediletos deste grupo são os jogos de construção, livros e discos, kits para colorir, tintas, lápis de cera, quebra-cabeças e brinquedos de pelúcia e bonecas.

 Site ABRINQ (o guia citado e outras publicações uteis)

É um período de mudança na vida das crianças, elas começam a frequentar a escola por isso a importância de brinquedos que colaborem para o desenvolvimento da inteligência intra e interpessoal, lembrando que estamos falando de crianças no pré-operatório e não podemos esquecer que uma das características deste período é o animismo que possibilita que elas deem vida a bonecos e criem amigos imaginários podendo encontrar diversão mesmo sem amigos por perto.

Até a próxima ; )

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Estrelando: meu 1º blog!

Primeiro vou apresentar minhas ideias para o blog. Ele se chama Aspirante a Educadora porque é o que eu pretendo ser mesmo quando deixar de ser professora e me tornar psicopedagoga, educadora, então vou postar aqui tudo o que eu achar interessante e útil para pessoas que estão numa situação igual a minha ou parecida. Tentarei focar em formas ‘diferentes’ de agir na sala de aula, e procurarei responder questões que me incomodam, por exemplo:  ”é realmente possível mudar a forma de ensinar?” ou ”é verdade que as meninas e os meninos aprendem de forma muito diferente?”, eeentão, para tanto eu vou buscar bases psicológicas e também a minha experiência pessoal como estagiária! Mesmo usando a minha pequena experiência eu sei que vou precisar usar outras fontes, como: vídeos, textos, entrevistas, músicas, imagens, artigos... de outras pessoas, enfim, sempre vou colocar os devidos creditos, mas se eu me esquecer e você visitante souber quem é o dono por favor me avise que eu o citarei. Espero que vocês gostem e aprendam comigo, eu gosto de comentários e tentarei responder, quando vcs, minhas amigas (os) comentarem ; ) e é isso.